Senhores deputados e senhoras deputadas que votarão o impeachment dentro de algumas semanas, peço a atenção de vossas excelências.
Haverá manifestações populares contra e a favor do impeachment nas próximas semanas. Mais do que contar o número de pessoas que participarão de uma e outra, o importante é notar a verdadeira natureza de ambas.
As manifestações pró-impeachment serão formadas por pessoas não filiadas a partidos ou aparelhos de partidos. São pessoas livres, que escolhem livremente seus candidatos nas eleições. Se o senhor ou senhora deputado/a votar a favor do impeachment, arrisca-se a ganhar votos dessas pessoas nas próximas eleições.
As manifestações contra o impeachment, por outro lado, serão formadas por pessoas filiadas ao partido do governo, seus satélites ou aparelhos. Votar contra o impeachment , senhor deputado, senhora deputada, não lhe renderá um mísero voto adicional, se vossa excelência não pertencer ao partido do governo ou a algum seu satélite. Porque esses manifestantes ou já fizeram a sua escolha partidária, ou estão lá por um pão com mortadela, e neste caso tanto faz o voto de sua excelência.
Portanto, se baseada apenas nas manifestações populares, a escolha pelo impeachment parece óbvia. Claro que não espero que algum deputado ou deputada leia esse post. Mas como acho que eles são muito mais espertos que eu, provavelmente já chegaram a essa conclusão.