O FMI estima que a inflação na Venezuela atingirá 10.000.000% em 2019.
O ser humano tem dificuldade de entender números muito grandes. Esse número de 10 milhões obviamente impressiona, mas não fazemos ideia do que realmente significa. Vou procurar explicar.
Dez milhões porcento ao ano significa uma inflação diária (dias corridos, considerando sábados, domingos e feriados) de 3,2%. Para comparação, a inflação brasileira ANUAL está em 4%. Ou seja, em apenas um dia, os preços na Venezuela sobem quase o equivalente ao que sobem os preços no Brasil em um ano.
Uma outra forma de ver a coisa: 10.000.000% de inflação significa que os preços dobram a cada 3 semanas.
Para 2018, o FMI estima a inflação em “apenas” 1.350.000%, ou 2,64% ao dia. Isto significa que os preços dobram a cada mês.
Claro que essas estimativas não significam nada. O sistema de preços deixou de existir na Venezuela. Se em países “normais” já é difícil medir a inflação, imagine nesse caos em que se tornou a república bolivariana.
Muitos podem se perguntar: mas como conseguiram chegar a isso? É mais simples do que parece. Basta seguir a cartilha bolivariana para a economia: usar o balanço do governo e das estatais para induzir crescimento, subsidiar preços, subordinar a política econômica às necessidades políticas do partido.
Se quiser o detalhamento desse roteiro, dá uma olhada no programa de governo do PT. Está tudo explicadinho lá.