O que é uma corporação? Podemos definir uma corporação como um conjunto de pessoas com interesses comuns, e que defendem esses interesses de maneira organizada junto ao Estado, extraindo desse benesses negadas ao restante da sociedade. Concordamos?
Desde a distribuição daquele texto do técnico da CVM, as corporações passaram a ser, juntamente com a classe política, o mal a ser combatido no Brasil.
Seria muito bom se fosse verdade. De fato, as corporações sequestram o Estado brasileiro para os seus próprios interesses. Esse é um mal que vem de longe.
Mas na primeira oportunidade que o governo teve de enfrentar uma corporação, fugiu da raia. Ou melhor, tratou a corporação como aliada, mostrando que há “corporações do bem” e “corporações do mal”.
Refiro-me aos caminhoneiros. Os caminhoneiros, como categoria, formam uma corporação, que conseguiu sequestrar o país em uma greve criminosa (criminosa porque impediu quem queria trabalhar de trabalhar), extraindo do Estado benesses negadas ao restante da sociedade.
Então, a depender da cor e dos instrumentos de pressão da corporação, o governo apoia ou ataca. Os caminhoneiros, no caso, contam com um aliado no Palácio. Faltou humildade ou faltou coragem?