Soylent Green foi traduzido no Brasil como “O mundo em 2020” apesar de passar-se em 2022.
O plot é mais ou menos o seguinte: em um mundo devastado pelo aquecimento global (sim, isso em 1973, não é um assunto novo) e pela superpolução, as pessoas não tem mais o que comer, a não ser um alimento chamado soylent. O mais comum é o laranja, mas o verde (daí o nome do filme) é mais raro e muito mais gostoso. Charlton Heston é um detetive que acaba por descobrir a origem do soylent verde. Mais não conto para não dar spoiler.
Filmado em 1973, lembro-me de ter assistido ainda criança e de ter ficado muito impressionado. A cena da foto é uma das mais impactantes, com escavadeiras sendo usadas para limpar ruas de pessoas que protestavam pela falta de comida, em uma Nova York superpopulada. Lembro-me de ter ficado aterrorizado, imaginando como seria o mundo em 2020.
O fato é que, quase 50 anos depois, vivemos em um mundo com muito mais fartura, com menos pobreza, onde as pessoas vivem mais e melhor. Sempre que ouço previsões catastróficas sobre como será o mundo daqui a 50 anos, lembro desse filme.
Feliz 2020 a todos!