O Banco UBS fez um excelente levantamento do estado atual de quarentena de vários países do mundo. Para tanto, adotou uma escala de 1 a 10, em ordem de intensidade das restrições. Grosso modo, o UBS dá nota mínima 3 para escolas fechadas, nota mínima 5 para fronteiras fechadas e nota mínima 7 para quarentena generalizada. A tabela vai sendo atualizada semanalmente, então dá para ver o progresso das medidas de restrição em cada país, e fazer um comparativo das medidas entre os países.
Observe que a Índia, apesar do número mínimo de casos/óbitos (tem metade dos casos e um quinto dos óbitos do Brasil, apesar de ter população seis vezes maior), adota as maiores restrições. Eles sabem que aquilo é um barril de pólvora, e os números, por conta de uma testagem falha, não servem de nada.
Suécia aparece como o país como menor nota de restrições, confirmando o que já sabemos. Vamos ver se essa nota aumenta ou não nas próximas semanas.
Alguns países, como Rep. Tcheca, Malásia, Espanha e Alemanha já começam a fazer o caminho de volta.
Já o Brasil coloca-se no meio do caminho em termos de restrições. Se o pessoal já está reclamando, imagine se vivêssemos na Índia!