Tudo é uma grande gambiarra

Sou cliente do Sem Parar. É um serviço bem útil.

Mudei de casa há coisa de um ano e meio e entrei no site do Sem Parar para mudar os dados do meu endereço. E esqueci esse assunto.

Hoje, recebendo a fatura, percebi que constava o endereço antigo. Fui ao site novamente para mudar o endereço e, para meu espanto, o endereço novo já estava lá, pois já havia mudado.

Liguei para a empresa para entender o que estava acontecendo. Depois de uns 10 minutos falando com a máquina, consegui ser atendido por um humano, muito simpático por sinal. Ele não escondeu o jogo: é que há um sistema de cobrança que gera a fatura e outro sistema (que não sei para que serve) ao qual o usuário tem acesso quando visita o site. Eu fiz a alteração nesse sistema que eu não sei para o que serve, mas o sistema de cobrança não foi atualizado!

Perguntei retoricamente ao atendente simpático se os dois sistemas não se falavam. Obviamente ele disse que não, caso se falassem eu não estaria perdendo meu tempo nessa ligação. Outras perguntas me ocorreram, como por exemplo pra que serve aquele endereço que eu digitei no site e como uma empresa de tecnologia tem dois sistemas que não se conversam. Mas não as fiz, pois fiquei com pena do coitado do atendente.

Pelo menos ele tinha meus dados no sistema dele, de modo que ele não precisou digitar, só confirmar. Ganhamos tempo. Em seguida, me informou que iria repassar os dados para o departamento de cobrança para que eles atualizassem o cadastro. Fiquei imaginando o rapaz anotando os dados em um pedaço de papel e colocando na mesa do colega do departamento ao lado. Mas foi só minha imaginação, certamente eles têm um sistema que faz a comunicação entre o departamento de anotação de dados e o departamento de cobrança.

Conto essa experiência porque só confirma uma convicção minha que só faz crescer: tecnologia é um troço que exige muito, mas muito, muito mesmo, investimento. Não se improvisa. Quando você tem um app que funciona direitinho, saiba que por trás tem um exército de programadores e analistas remendando coisas feitas em diferentes momentos, e que devem acompanhar a evolução do negócio. A função deles é fazer com que você não perceba que tudo é uma grande gambiarra, como aconteceu entre os dois sistemas “que não se conversam” do Sem Parar.

O mundo depende cada vez mais da Tecnologia da Informação. Deus nos proteja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.