O problema da população que vive nas ruas das grandes cidades brasileiras é grave, e entristece o coração ver a situação dessas pessoas. Mas, se depender do ministro Alexandre de Moraes, esses dias de infâmia estão contados. O ministro teve uma ideia genial: exigir um Plano por parte do executivo.
Isso eu não sabia, mas o Brasil já contava com uma Política Nacional para a População em Situação de Rua desde 2009, instituída pelo decreto 7053 daquele ano, assinado por Lula. Mas passamos todo esse tempo sem ter o que realmente vai resolver o problema: um Plano Nacional para a População de Rua. Uma lacuna imperdoável, e que, agora, o ministro vem preencher. Afinal, de que serve uma Política Nacional sem um Plano Nacional?
E o mais importante: o ministro determinou um prazo de 120 dias para a apresentação do Plano. Os dias em que as pessoas dormem nas ruas estão contados. Até o final do ano, com certeza, o problema estará resolvido. E ai se o Poder Executivo não cumprir a ordem do supremo magistrado.