Ontem recebi um presente de aniversário inesperado: minha mãe me informou que havia passado no exame do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Trata-se de um exame que avalia o conhecimento da pessoa e, se uma nota mínima for atingida, o Ministério da Educação emite um certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, conforme o caso. Minha mãe só tinha o Fundamental, e prestou o Encceja para o Ensino Médio, tendo sido aprovada.
Já escrevi sobre minha mãe aqui, como ela nos inspirou, a mim e a meus irmãos, a adquirir o hábito da leitura, somente pelo exemplo. Apesar de não possuir educação formal, sempre tinha um livro na mão, e possuía a incrível habilidade de acompanhar a novela e ler ao mesmo tempo.
Agora com 77 anos de idade e o diploma do ensino médio nas mãos, minha mãe faz planos de fazer alguma faculdade. Está em dúvida entre História ou Filosofia.
Nas palavras dela, “se eu consegui passar, fico imaginando o nível de conhecimento do brasileiro médio”. Ela está se subestimando, claro, mas não está muito distante da realidade. De qualquer forma, minha mãe continua a ser uma inspiração para todos nós.