Hoje trago 4 gráficos, dois com o número de novos casos e dois com o número de mortes. Todos os gráficos trazem a média móvel dos últimos 3 dias, sempre em relação à população dos países/regiões.
A boa notícia é que parece que o número de novos casos parece estar se estabilizando de maneira geral na Europa, em todos os países. O patamar ainda é alto, mas não está mais crescendo. Nos EUA, o número de novos casos parece estar se desacelerando, ainda que esteja ainda crescendo.
No Brasil, temos duas leituras distintas. Quando olhamos o número de novos casos, não está crescendo, ficando abaixo de Europa e EUA na mesma época. Mas, como vimos em post anterior, é provável que estejamos com um problema de subnotificação. Se este problema é pior ou melhor que enfrentaram EUA e Europa no início do surto, não sei.
O gráfico de mortes, por outro lado, mostra o Brasil à frente de EUA e Europa na mesma época. Talvez esse gráfico seja mais fidedigno, pois parece que os testes estão sendo priorizados para pacientes falecidos ou em estado grave.
Enfim, boas notícias na Europa e ainda muita indefinição aqui no Brasil. Vamos acompanhando.