Trago dois gráficos mostrando a evolução da vacinação no Brasil e os dois gráficos mostrando a marcha da vacinação no mundo.
O primeiro gráfico mostra o total de vacinados no Brasil vis a vis o total de vacinas disponibilizadas pelo governo federal.
As barras azuis mostram as vacinas disponibilizadas em milhões de doses, a linha laranja o total de doses em relação ao total da população (no caso, 11,24%), a linha amarela o total de doses aplicadas até o momento (contando 1a e 2a doses) e a linha cinza o percentual da população vacinada com pelo menos a primeira dose. Note que os objetivos são diferentes: se toda a população estiver vacinada, a linha cinza chegará a 100, enquanto se toda a população tiver recebido a 2a dose, a linha laranja chegará a 200. Além disso, o governo deverá disponibilizar 200% do total da população para que todos recebam duas doses (estou falando aqui em tese, pois sabemos que as crianças não serão vacinadas).
O segundo gráfico mostra a evolução do ritmo de vacinação.
A linha azul é o percentual da população vacinada diariamente, enquanto a linha laranja é a média dos últimos 7 dias. Podemos observar que, até mais ou menos meados de fevereiro, o ritmo vinha em 0,10% ao dia, mas caiu para 0,05% na 2a quinzena de fevereiro, provavelmente porque tivemos um gap grande no recebimento de vacinas (houve um lote em 06/fev e outro só em 24/fev). O ritmo voltou a se acelerar a partir de então e agora, 20/03, atingimos a maior média da série, 0,13% ao dia, provavelmente porque os Estados estão recebendo mais vacinas neste mês de março.
Por fim, a marcha da vacinação.
Vê-se claramente que houve uma aceleração no Brasil de uma semana para cá: a vacinação de pelo menos uma dose para 70% da população estava prevista para dez/22 há uma semana e agora está em jun/22. Ainda é um ritmo insatisfatório, este número precisa estar dentro de 2021, mas já é alguma coisa. Aliás, em tese, pelo número de doses administradas, todos os maiores de 70 anos já deveriam ter recebido pela menos a 1a dose. Isto ainda não aconteceu porque há 2as doses e outros grupos prioritários sendo vacinados, mas estamos chegando perto. Na maioria dos Estados, a campanha para maiores de 70 anos já está em andamento.
Enfim, as notícias são melhores do que há uma semana. Vamos continuar na batalha.