Baixei um aplicativo que promete me indicar filmes com alta probabilidade de me agradar. Chama-se Alfred.
Estou fazendo o cadastro, e me deparo com a pergunta sobre gênero. As possibilidades estão aí embaixo.
Foi a primeira vez que me deparei com uma lista completa de gêneros. Quer dizer, completa não, porque tem ainda a opção “outro”.
Não consegui identificar a diferença entre “Trans Homem” e “Homem Transexual”, ou entre “Gênero Variante” e “Gênero Fluido”. Mas certamente deve haver uma definição muito clara, que não deixa margem a dúvidas na hora de cravar a alternativa. Ou deixa, e isso faz parte do jogo.
Também não consegui alcançar o que viriam a significar “Neutrois”, “Genderqueer” ou “Gênero Não-Conformista”. Mas é que eu sou um puta ignorante nessas coisas, reconheço.
Qual o objetivo de uma lista dessas? A pergunta sobre gênero em um aplicativo desse tipo só pode ter o objetivo de tentar adequar as sugestões de filme com o gênero. Então, é necessário que haja alguma significância estatística: x% dos homens gostam de filmes assim e assim, y% das mulheres gostam de filmes assim e assim, etc. Pergunto: qual a chance de gêneros como “duplo-espírito” ou “neutrois” ter alguma relevância estatística?
Então, o objetivo só pode ser “lacrar”. Colocar como alternativa “outro” (o que já se tornou comum) já não é suficiente. Precisa ter uma lista de tudo, de modo a mostrar que o aplicativo está “antenado” com a modernidade.
Eu, como sou um brucutu pré-diluviano, desinstalei o aplicativo.