Quem não está muito por dentro do mercado financeiro pode não saber o significado desse touro em frente à B3, antiga Bovespa.
As reportagens que li não trazem a explicação. Então, vamos lá.
“Mercado de touro” (bull market) é a descrição do mercado quando está em alta. Já “mercado de urso” (bear market) é o mercado quando está em baixa. Por que isso? Simples: enquanto o touro mata a sua vítima jogando-a para cima com seus chifres, o urso mata a sua vítima jogando-a para baixo com suas patas. O mercado é, assim, uma arena de vida e morte.
Interessante que o urso não tem lugar em frente às bolsas do mundo. Todo mundo quer a alta, ninguém quer a baixa. Mas é possível ganhar dinheiro na baixa também. O filme A Grande Aposta, baseado no livro The Big Short, de Michael Lewis, mostra como investidores ficaram milionários apostando na baixa do mercado de hipotecas na crise do sub-prime, em 2008. Mas concordo que não é uma maneira muito simpática de ganhar dinheiro, às custas da desgraça alheia.
Por isso, celebramos o touro, a alta, a construção de riqueza. O urso significa o contrário e, assim como a morte, preferimos não olhá-lo de frente. Mas trata-se de uma realidade da vida. Na construção da riqueza, muitos ursos vão aparecer no caminho. É preciso ter paciência e serenidade nesses momentos, sabendo-se que o touro um dia vai voltar. Sempre volta.