O governo acha que os pais são idiotas

O MEC do Temer decidiu não mais divulgar a nota do ENEM por escola. Quando comentei essa decisão há um ano, apostei que as próprias escolas o fariam, sem nenhum critério.

BINGO!

Reportagem de hoje no Estadão mostra que já tem consultoria fazendo o ranking. E que o próprio jornal elaborou o seu, que não bate com a nota autoatribuída pelo Colégio Objetivo, por exemplo. Uma confusão!

O ministro da Educação, ao justificar a decisão, afirmou que a nota serve como um “falso” marketing, e que outros critérios devem ser usados pelos pais para escolher a escola dos filhos. Fazem coro ao ministro os “especialistas” de sempre.

Esse pessoal realmente acha que os pais são uns idiotas, que precisam ser tutelados em suas escolhas.

O ranking é UM critério utilizado. Outro é a distância do colégio. Outros podem ser a filosofia do ensino, esportes, atividades extra-curriculares etc.

Os pais, ao escolherem a escola dos seus filhos, têm uma escala de prioridades. Alguns dão valor à socialização. Outros, à facilidade logística. E outros, à possibilidade de o filho ser aprovado nos melhores vestibulares.

Ao negar o ranking, o governo deixa à pé aqueles pais que dão valor ao vestibular. Gostaria que algum “especialista” me explicasse porque é errado dar prioridade para o vestibular. Por que raios eu não posso querer que meu filho tenha mais chance no vestibular?

Esse viés paternalista caía bem no governo do PT, que infantiliza o povo. Vindo de um governo dito liberal não dá para entender.

“Ah, mas os grandes colégios manipulam os resultados! O Objetivo coloca o nome dele lá em 1o lugar segregando uma classe especial!”

Novamente: o governo acha que os pais são uns idiotas? Que não notam essas manipulações?

“Ain, mas essa prática instrumentaliza o ensino, que é muito mais do que uma nota numa prova!”

Então porque o governo brasileiro não propõe à ONU o fim do PISA? Afinal, aquela nota, que nos faz passar vergonha todo ano, não traduz todo o potencial do estudante brasileiro! Falta aí a “socialização”, o “ziriguidum” e a “malemolência”, características do brasileiro que não são captadas por uma simples nota.

Faça-me o favor!

Os pais não são idiotas, e sabem o que é melhor para os seus filhos. Conseguirão, de uma forma ou de outra, essa nota do ENEM. Melhor seria se fosse de uma fonte oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.