O Mundo Depois de Nós

Alguns amigos meus recomendaram não perder meu tempo. Mas então, recebi um ultimato da minha mãe, que queria saber minha opinião. Não tive escolha, a não ser assistir a “O Mundo Depois de Nós”.

Olha, gostei. O filme mergulha competentemente na questão da falta de confiança entre nós, seres humanos. O mundo tal qual o conhecemos e estamos acostumados nos permite viver em sociedade com as devidas salvaguardas, de modo que nos sentimos confortáveis em arriscar-nos no jogo da confiança. Quando esse mundo desaba, a primeira coisa que fazemos é tratar da própria vida, antes de mais nada.

O ritmo de suspense não cai em nenhum momento. O roteiro pode ser criticado por expor o espectador a situações pouco lógicas que carecem de alguma explicação, mas entendo que esse efeito faça parte da desconstrução a que os personagens são submetidos, efeito este reforçado pelas tomadas de câmera que, muitas vezes, causam vertigem no espectador.

Os personagens são convincentes em sua busca inútil pela lógica do que está acontecendo. O único que parece senhor da situação, o dono da casa, na verdade sabe que não há esperança, e o máximo que pode fazer é conquistar a confiança e assegurar-se de que pode confiar em seus companheiros de viagem rumo ao caos. Julia Roberts, Mahershala Ali e Ethan Hawke estão muito bem.

O final também foi muito criticado mas, na minha opinião, foi o ponto alto do filme. Um fragmento do velho mundo que se desintegra do lado de fora ainda está disponível em um pequeno universo próprio, aparentemente imune à destruição. É inquietante quando o normal, o reconfortante, tem a aparência de artificial, e acho que este foi o fechamento perfeito para um filme que tem a marca do caos. A ordem sofregamente buscada pelos personagens em meio a um mundo caótico é finalmente encontrada, como um pedaço de tábua em meio a um oceano revolto, em que o náufrago tem a fugaz sensação de que está a salvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.