Todos estamos ansiosos, acompanhando a corrida da vacinação. O Brasil não aparece bem na fita: segundo o site Our World in Data, que traz estatísticas diárias da vacinação ao redor do mundo, o Brasil vacinou, até o momento, 1,9% de sua população, o que coloca o país em 30o lugar quando comparado com países da OCDE e outros acompanhados pela organização, em um total de 42 países (tabela 1 abaixo).
No entanto, neste primeiro momento, estamos todos correndo para vacinar pelo menos os grupos prioritários: adultos maiores de 65 anos de idade e profissionais da saúde. Então, ajustei o ranking, procurando calcular o número de vacinas já distribuídas em relação a esse público alvo: considerei o percentual da população acima desta idade, somado com o número de médicos + enfermeiras. Como o Brasil tem uma população mais jovem e temos menos profissionais da saúde como proporção da população quando comparado a estes países, subimos para a 18a posição no ranking (tabela 2).
Já vacinamos o equivalente a 20% desta população prioritária. Considerando que a vacinação começou há cerca de 1 mês, no ritmo atual levaríamos outros 4 meses para vacinar esta população prioritária. Não é lá muito animador, mas a velocidade deve aumentar daqui em diante.
PS.: não considerei, por falta de dados, o fator “fura-fila”, que deve ser mais pesado aqui que em outros países do grupo.