Republico os gráficos abaixo atualizados e com dados mais precisos, obtidos no site do Ministério da Saúde.
O primeiro mostra, nas barras cinzas, as doses, em tese, contratadas pelo Ministério da Saúde, segundo reportagem de O Globo. A linha laranja mostra o número acumulado de doses até o final do ano. As barras em azul mostram as doses efetivamente despachadas para os estados e a linha amarela mostra o número de doses já distribuídas.
Podemos observar que até ontem, 17/03, apenas 9,7 MM de doses foram distribuídas em março, faltando 28,3 MM para completarem as programadas 38 MM para o mês. Ou seja, em metade do mês o Ministério entregou 25% das doses, restando 75% para a segunda metade.
O segundo gráfico mostra o percentual de doses aplicadas em relação ao total de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (linha laranja). As barras azuis mostram o total de doses disponibilizadas em cada dia. Note que, quando um lote é distribuído, o percentual imediatamente cai, pois este lote de vacinas vai demorar alguns dias para ser aplicado.
Podemos observar que o número de doses aplicadas varia entre 60% e 80% do total de doses disponibilizadas. Como é preciso guardar uma parte das vacinas para aplicar a 2a dose, chegar perto de 80% das doses é praticamente acabar com o estoque disponível.
Enfim, claramente o gargalo ainda está na disponibilização das doses.
Corre Queiroga, corre!