Tratando com o Leviatã

Amigos, estou apelando para os meus contatos aqui no FB, porque parece que nada mais funciona no trato com o Leviatã, vulgo burocracia estatal.

O caso é o seguinte: minha declaração de IR do exercício de 2006, ano-base 2005 caiu na malha fina. Você leu direito: exercício 2006, não 2016. Faz 11 anos.

Muito bem. Depois de muitas idas e vindas, finalmente o fisco reconheceu que me devia dinheiro, e me enviou um ofício dizendo que eu tinha direito a restituição. Este ofício – atenção! – é de dezembro de 2013. Portanto, completaram-se 3 anos desde que, supostamente, o assunto se encerrou.

Como todo brasileiro cordato, esperei o anúncio da devolução durante o ano de 2014 inteiro. Nada. Em março de 2015, descobri que o MInistério da Fazenda tem uma Ouvidoria, e então enviei minha primeira reclamação. Recebi como resposta: “O processo está sendo trabalhado. Acrescentamos que são dezenas de procedimentos e formalidades a cumprir e inúmeros os fatores que podem influir/interferir, tornando impossível precisar a data para conclusão.”

Pois bem, o brasileiro cordato esperou mais um ano, e nada. Enviei outra reclamação para a Ouvidoria, em janeiro de 2016, de onde veio a seguinte resposta: “Sua mensagem foi encaminhada para o setor responsável nos trabalhos de seu pleito e será trabalhada com a maior brevidade possível”. Bem, pensei, a mensagem foi diferente, o que mostra que há pessoas, não robôs do outro lado. Senti um certo alívio.

No final de 2016 (mais um ano de espera, portanto), o brasileiro cordato perdeu a paciência. Fui até o posto da receita do meu bairro, para ser atendido pessoalmente. A técnica que me atendeu foi muito gentil, mas não obtive nada de útil. Pesquisando no sistema, disse-me que o processo estava parado. “Ok, pensei, isso eu já disse, não precisava do sistema”.

Perguntei o que poderia ser feito. A resposta foi um marco na minha relação com o Leviatã, um novo patamar: “Envie sua reclamação para a Ouvidoria”. Ok, já o fiz mais de uma vez. “Envie várias vezes. Comece semanalmente, e depois aumente a frequência para diariamente”. Fiquei pensando: a Ouvidoria trabalha pela insistência? Será que eles fazem um ranking do número de reclamações da mesma pessoa? Enfim, tudo é possível, quando tratamos com o Leviatã.

Fiz o que a técnica da receita me orientou. Comecei de leve. Mandei uma mensagem no final do ano, e depois comecei a mandar semanalmente no início deste ano. A última resposta me intimidou: “Aguardar manifestação da Equipe”. Assim, curto e grosso, diferente dos salamaleques das anteriores. Como se a pessoa do outro lado já estivesse de saco cheio da minha insistência. E essa “Equipe” então, com letra maiúscula? O que seria essa “Equipe”, meudeusdoceu? Enfim, achei que era melhor parar de mandar as reclamações para a Ouvidoria, para evitar qualquer ranço que pudesse piorar a situação.

Então, estou pedindo aos meus amigos aqui no FB: caso vocês conheçam alguém que trabalhe no interior do Leviatã, que conheça suas entranhas, agradeço muito se puder me indicar. Não quero pedir para passar o meu processo na frente, não quero privilégios. Quero apenas saber o que se passa, algo mais do que “aguarde a manifestação da Equipe” (brrr).

Muito obrigado pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.