A visão econômica do procurador

Em tese, Augusto Aras foi indicado para PGR por ser um sujeito com visão moderna da atividade econômica, não xiita, que iria destravar as obras necessárias para retomar o crescimento. Isso seria o bastante para compensar suas tendências esquerdistas e anti-lavajatistas.

Pois bem. Em abril deste ano, o futuro PGR assinou nota técnica do MPF, recomendando a franquia mínima de bagagem, uma iniciativa que fecha as portas para as companhias aéreas low-cost e, na prática, agrava a concentração de mercado neste segmento econômico. O presidente C&A para a nota técnica e vetou o artigo, no que fez muito bem.

Esta nota técnica não é de anos atrás, de modo que se poderia dizer que o futuro PGR “mudou de ideia”. Não. A nota é de abril deste ano.

Já li varias vezes por aqui que não devemos nos precipitar. Afinal, é preciso ver como Augusto Aras vai operar no dia a dia. Só será possível julga-lo pelos seus atos na PGR, não pelo seu passado. Com esse raciocínio, absolutamente qualquer um pode ocupar cargos no governo. Por exemplo, quando Mozart Ramos surgiu como nome para o ministério da educação, houve um barulho ensurdecedor nas redes. Ninguém lhe deu o benefício da dúvida, não ouvi ninguém dizendo “bem, vamos ver como ele opera”. Seu passado o condenou.

De onde concluo que o acerto ou erro na indicação de pessoas não se dá pelo currículo, mas pelo aval de Bolsonaro. Se o capitão falou, tá falado. Contestar é torcer contra o Brasil e querer a volta do PT.

“Esperar pelos atos do PGR” é uma falácia. Sempre haverá narrativas convenientes à mão para justificar seus atos, quaisquer que sejam. No limite, será sempre perseguição da mídia.

Então, ficamos assim: teremos um PGR com simpatias à esquerda, garantista e com visão paleozóica da atividade econômica. Mas, não vamos nos precipitar: as pessoas podem mudar radicalmente, mesmo aos 60 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.