Elaborei este novo gráfico para termos uma ideia da evolução do número de óbitos de uma semana para cá.
Os pontos azuis são de uma semana atrás, os pontos vermelhos são os números de hoje, sempre a média móvel dos 7 dias anteriores. Coloquei os números dos 10 estados mais populosos, separando SP entre região metropolitana e interior (ambos têm, separadamente, população maior que qualquer outro estado).
Podemos observar, por exemplo, que o Brasil ainda tem número maior de óbitos do que há uma semana, mas o crescimento foi pequeno, o que mostra que talvez já estejamos perto de ter atingido o pico. Há estados que estão piorando rapidamente: a região metropolitana de SP e o RJ são os piores, puxando os números do país para cima. Por outro lado, outros estados que estavam puxando para cima estão em regressão, como PR, RS e SC. Mas os números desses estados ainda são mais altos do que a média brasileira.
Enfim, parece que estamos passando por várias ondas dentro do Brasil, sendo que os últimos estados populosos puxando a média brasileira para cima são RJ, SP e, em menor medida, MG. Acabando a onda nesses estados, começaremos a descida.