As chances de Bolsonaro no 1o turno

A pesquisa DataFolha de hoje é importantíssima, pois confirma a tendência do Ibope de ontem: crescimento de Bolsonaro além da margem de erro e estagnação de Haddad.

Mas aconteceu outra coisa interessante. Naquela classificação mequetrefe de esquerda x direita que calculo, a direita abriu larga vantagem, como podemos ver nos dois gráficos abaixo. (Lembrando que “direita” é a soma de Bolsonaro, Alckmin, Amoêdo, Alvaro, Meirelles, Daciolo e Eymael, enquanto “esquerda” é a soma de Haddad, Ciro, Marina, Boulos, Vera e Goulart).

Nenhuma descrição de foto disponível.

Este distanciamento da “direita” em relação à “esquerda” se deu no DataFolha porque Bolsonaro cresceu 4 pts, enquanto Haddad, Marina, Vera e Boulos perderam 1 pt cada. Já no Ibope, Bolsonaro também ganhou 4 pts, enquanto Marina perdeu 2pts, e Ciro e Boulos perderam 1pt cada.

Ou seja, aparentemente, os votos úteis óbvios para Bolsonaro (Amoêdo, Meirelles, Álvaro e uma parte de Alckmin) ainda não começaram a migrar para Bolsonaro).

Claro, é muito difícil tirar conclusões sobre migrações de votos, ainda mais quando se trata de 1 pt percentual para lá ou para cá em uma pesquisa com incerteza de 2pts percentuais. Pode ter acontecido que uma parte dos eleitores da esquerda migraram para os indecisos, e uma parte equivalente dos indecisos migraram para Bolsonaro. De qualquer forma, os eleitores óbvios para o voto útil aparentemente estão ainda em seus lugares.

Nesse quadro, de quantos votos Bolsonaro precisaria para ganhar no 1o turno?Considerando que o total de votos válidos da “direita” ex-Bolsonaro é de 20,9% no DataFolha e de 19,3% no Ibope, Bolsonaro precisaria receber 62% desses votos pelo DataFolha ou 66% desses votos pelo Ibope para chegar em 50,1% dos votos válidos. É uma tarefa difícil, mas longe de ser impossível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.